top of page
Search
Letícia Damasceno

Transição capilar - antes de ser tendência, é identidade

Por Letícia Damasceno



Foto: Instagram faithincurls

Historicamente, as mulheres são incentivadas pela ditadura da beleza a seguirem padrões estéticos e comportamentais, retirando delas uma essência própria, de maneira pessoal. Por muito tempo muitas mulheres seguiram esses padrões, seja por conveniência ou demais razões, mas durante a pandemia, com o fechamento de salões e lojas de produtos para cabelos impulsionou mulheres a deixarem os cabelos naturais novamente.


Não somente por essas razões. Existe uma forte atuação do movimento pró cabelo natural, que é um movimento que propõe um outro olhar sobre a negritude, como forma de incentivar meninas a não se influenciarem por padrões pré-impostos. Mas, o que é exatamente a transição capilar? É o momento em que a pessoa deixa de usar produtos químicos e assume os cabelos naturais e o cabelo começa a apresentar duas texturas: lisa e cacheada.


Para Bárbara Gaburri, educadora física, essa foi a parte mais difícil para ela durante o processo. Por isso, aguardou para que a raiz do cabelo natural crescesse um determinado tamanho e decidiu cortar toda a parte lisa que ainda havia restado. Esse tipo de corte é conhecido como "Big Chop", expressão em inglês que significa "grande corte".





"Foi uma decisão difícil, porém muito necessária. Sentia que não me reconhecia mais, além de não ter o cabelo com a saúde que ele tinha de antes". (Fotos: Bárbara Gaburri)


Esse período de indefinição pode durar até três anos, segundo a especialista em cabelos crespos e cacheados Andiara Silva. Ela conta que a transição só acaba quando os cabelos estão totalmente naturais, sem resquícios de química. Para isso, além da opção do corte, a cliente pode optar por usar tranças, como forma de manter os cabelos na transição sem exibir as duas texturas.


"As tranças não só servem de auxílio nesse período, como também tem significados a partir da cultura afro. É uma forma de reconectar com o passado, com a origem". (Foto: Andiara Silva)


No mais, segundo a especialista, é necessário seguir algumas regras durante o processo para manter o cabelo saudável. Entre as opções, cuidar bem do fios, usar bons produtos para a lavagem e também para a finalização, mantê-lo sempre com um corte adequado e também evitar ferramentas de calor, que podem enfraquecer os fios.



3 views0 comments

Recent Posts

See All

Podcast: Torcidas Organizadas

Crédito: La Noticia Nesse podcast os entrevistados Robert Ribeiro, Diretor da Torcida Tribo Carijó e Lucas Peçanha, ex-monitor da Torcida...

Comments


bottom of page