top of page

Nesta atividade, xs alunxs escolheram um capítulo do livro Narrativas jornalísticas para dispositivos móveis, para servir de tema para a produção de um gênero jornalístico, entre eles, notícia, reportagem, crônica, artigo de opinião, charge e entrevista. A ideia foi explorar o potencial criativo, e o resultado das charges foi supreendente. 

Por Lucas Galhardo Santos & João Pedro Scaldini, baseado no capítulo 

“O Jornalismo móvel em Zero Hora (ZH)”.

Aqui, os autores buscaram se atentar ao vínculo do jornal Zero Hora com seu público, inicialmente através do jornalismo impresso e, depois, dos dispositivos móveis (como edições especiais para tablets, smartphones e Kindle). O bordão de campanha do jornal: “Tudo na sua mão”, juntamente com as inovações que permitiram ao jornal manter a relação do impresso com seus leitores e, ainda sim, transcender espaços e barreiras físicas através do ´mobile first´, foi a inspiração para que os autores retratassem o jornal chegando até um ambiente teoricamente privado de um casal mais velho, que tenha visto essa mudança através dos anos, onde o jornal Zero Hora chegava na porta da frente, como um estranho, até ficar íntimo, pessoal e chegar no quarto do casal logo pela manhã como “ZH”. 

Por Carlos Aquino, baseado no capítulo "Acesso de notícias via dispositivos móveis por estudantes universitários brasileiros". 

O autor contrasta a velocidade de propagação de informações entre o meio digital e o tradicional, utilizando o caso  André do Rap para exemplificar essa questão. 

Por Lorena G. C. Fontainha, baseado no capítulo "Jornalismo em forma de app: a ruptura na hierarquia da informação". Na charge a autora utiliza personagens marcantes de duas épocas (gato félix e adolescente geração Z) para criar um ambiente de reflexão entre as eras. Lorena trabalha o ponto da mobilidade com o rádio e com as mídias digitais (a notícia atualizada na palma da mão, nos mais variados formatos, quase como uma extensão do ser), a priorização das redes sociais como veículos informativos e a conexão entre os sites e essas redes.

Charge_Carlos.png

No trabalho de  Carlos Aquino e Flavyo Dowglas a charge trata da relação de Donald Trump e Jair Bolsonaro, especificamente sobre o questionamentos dos sistemas eleitorais de seus países. 

bottom of page