top of page
Search
Gustavo Luiz e João Victor

Sulfite e fita adesiva: vésperas do primeiro aniversário

Ensaio do fotojornalista Samuel Consentino reflete a função das placas de aviso em meio a pandemia itajubense.


Samuel Consentino, 25, produziu uma série de fotografias em agosto de 2020 na cidade de Itajubá, localizada no extremo sul de Minas Gerais. O objetivo do jornalista era mostrar o papel das placas em meio a abertura gradual do comércio no município naquela época. “A ideia não é debater a reabertura do comércio e sim como as placas, suas palavras de ordem, são dispostas, usadas e talvez esquecidas” diz Consentino durante a postagem no seu Instagram/acervo @c_medeirs.


Itajubá declarou Estado de calamidade pública devido aos desdobramentos da pandemia da Covid-19 no dia 9 de abril de 2020, a medida assegurava recursos e restrições para conter o avanço do novo coronavírus. Quase um ano após essa medida, outro participante do projeto analisa a função do ensaio.


Primeira pessoa e plural.


Conheço Samuel desde a infância. Meu amigo possui um olhar abstrato e apurado até para as questões mais duras da nossa realidade - isso sempre me intrigou - Samuel não é o que poderíamos chamar de homo religionis (brinco), contudo posso afirmar: é um sujeito bastante espirituoso. Participei do processo criativo do ensaio e ainda estou elaborando algumas crônicas que deem conta de expandir nossas inquietações. Por hora, vocês podem se deliciar com as imagens-textos a seguir, e se possível, encare elas como diálogos entre amigos, preto & branco, preocupados com sua terra natal.


Confira os títulos e algumas imagens do ensaio:

1) INRI - O que escrevi, está escrito

2) Pandemia em terceira pessoa

3) Cuidado, Carinho e Atenção

4) Grade teórica

5) Poligamia a distância




15 views0 comments

Recent Posts

See All

Podcast: Torcidas Organizadas

Crédito: La Noticia Nesse podcast os entrevistados Robert Ribeiro, Diretor da Torcida Tribo Carijó e Lucas Peçanha, ex-monitor da Torcida...

ความคิดเห็น


bottom of page