top of page
Search
Noanne Barbosa

Piraúba: uma análise dos impactos do COVID-19 em uma cidade do interior

A cidade de Piraúba, que fica localizada no interior da zona da mata do estado de Minas Gerais, possui cerca de 11 mil habitantes e sua principal fonte de renda atualmente é o turismo e a agricultura.

No início da pandemia, em março, não foi registrado nenhum caso de Covid-19 na cidade, o que ocorreu no mês de maio. O primeiro caso registrado foi no dia 11 de maio de 2020, o que fez a população ficar com muito medo do até então vírus desconhecido.

A partir disso, a prefeitura da cidade intensificou os cuidados com os seus munícipes, desinfectando as principais vias públicas da cidade, fiscalizando os estabelecimentos se cumpriam as ordens sanitárias da OMS, instruiu a população com banners, faixas e carros de som, posts em todas as mídias sociais do município, com as informações necessárias da doença.

Até o final do mês de novembro, segundo dados do facebook corporativo da prefeitura da cidade, havia apenas 95 casos e deles 57 já haviam se curado. Mas, com as festas de fim de ano os números triplicaram e isso se deve muito ao desconforto das pessoas com o isolamento social, assim como explica a vice - prefeita, Maria de Fátima Gravina Baldelim: “A falta de responsabilidade, o negacionismo de alguns que não acreditam na doença sempre prejudica. Houve negligência e negacionismo até por parte do governo federal que demorou muito para fazer as intervenções necessárias e fazer como outros países que lutaram pelas vacinas assim que surgiram. O que acontece em Piraúba é reflexo do que acontece no resto do país. O vírus continua se propagando com rapidez, inclusive tendo mutações e apenas 9% da população brasileira foi vacinada até o momento.’

No dia 20 de janeiro deste ano, vieram para a cidade 37 doses da vacina do Covid, que foi destinada aos profissionais da linha de frente da cidade e também para os idosos do asilo “Lar dos Velhinhos São Sebastião”. No dia 1º de fevereiro, também vieram algumas vacinas que também foram destinadas aos profissionais da saúde, e no dia 11 de fevereiro foram vacinados mais de 60 idosos com idade acima de 90 anos, dentre eles, a aposentada Anna Cecília Martins de 95 anos, que não sentiu nenhum efeito colateral da vacina: “Não senti nenhuma dor, nem nada. A vacina vai ser importante pois ninguém aguenta ficar mais em casa. Já estou esperando a minha segunda dose muito feliz.”

A segunda dose para os idosos acima de 90 anos está marcada para o dia 26 de fevereiro, onde os mesmos serão vacinados nas suas próprias casas ou nos postos de saúde da cidade com os profissionais da linha de frente da doença.

Atualmente, na cidade de Piraúba são 474 casos confirmados, 446 curados e 09 mortes por conta do COVID-19. A administração da cidade lança todos os dias,às 18 horas, na sua página oficial no facebook o boletim epidemiológico com todas as informações necessárias.



19 views0 comments

Recent Posts

See All

Podcast: Torcidas Organizadas

Crédito: La Noticia Nesse podcast os entrevistados Robert Ribeiro, Diretor da Torcida Tribo Carijó e Lucas Peçanha, ex-monitor da Torcida...

コメント


bottom of page