top of page
Search
Clara Gomes e Vanessa Gonçalves

O impacto dos animes esportivos no interesse por esportes

Nos últimos anos, a popularidade de animes e mangás vem aumentando cada vez mais no ocidente. Os temas abordados nas produções são bem diversificados, e entre eles se encontra o esporte. O sucesso de animes com temática esportiva não é algo novo, nos anos 80 e 90 Captain Tsubasa, conhecido no Brasil como Super Campeões, uma história sobre futebol, adquiriu uma legião de fãs, entre eles nomes como Lionel Messi, Xavi Hernández e Andrés Iniesta.


Em uma pesquisa realizada por nós através do Google Forms, que contou com a participação de 38 pessoas, 78,9% dos entrevistados responderam que ao assistir ao anime esportivo tiveram interesse em acompanhar ou

saber mais sobre o esporte retratado. Beatriz Bezerra, 21, estudante de jornalismo, é uma das pessoas cujo um anime de temática esportiva abriu o caminho para o interesse no esporte, nesse caso o vôlei. “Depois de ver Haikyuu, meu interesse por vôlei cresceu absurdamente. Eu já gostava de vôlei, nas olimpíadas sempre foi meu esporte favorito de assistir. Mas nunca tinha acompanhado muito

além disso. Desde que assisti Haikyuu e li o mangá, comecei a querer ver mais partidas. Então se eu vejo um jogo rolando na TV, paro pra assistir. Agora, depois das olimpíadas, acho que vou acompanhar os campeonatos. Acho que o que mais me atrai no esporte é o sentimento de coletividade. A bola não passa pro outro lado e o ponto não é marcado sem um esforço conjunto, mas acho que foi só depois de ver Haikyuu que consegui apreciar isso. Tem uma frase de Haikyuu que diz que "com 6 pessoas, os fortes se tornam ainda mais fortes". Acho incrível como a força de um pode ajudar o outro a construir a sua. Todos precisam fazer sua parte para que as jogadas se encaixem e consigam ganhar. Não adianta tentar fazer nada sozinho.” explica a estudante.


Durante o período das olimpíadas, não é difícil encontrar nas redes sociais fãs comparando cenas de seus animes esportivos favoritos com imagens dos esportes na vida real. Algumas pessoas também começaram a assistir a algumas modalidades por causa dos animes, como é o caso de Sophia Bezerra, 15, estudante. “Os animes me deram mais motivação para assistir, eles me fizeram entender melhor o esporte. Saber e entender o que está sendo falado, as expressões tornam as experiência muito melhor”. Já para Beatriz, o sentimento de torcer por uma equipe dentro do anime a incentivou a torcer para a seleção brasileira nos jogos olímpicos. “Eu amava o sentimento de torcer pelos meus personagens favoritos, mas torcer pela nossa seleção e nossos representantes é ainda melhor. Pra quem tava com saudade do frio na barriga na hora de assistir uma partida no anime, isso é maravilhoso. É muito bom esse sentimento de união nacional quando vemos nosso país representado. É muito bom comemorar em conjunto. Mas ao invés de um fandom, é nosso povo. Dá orgulho.”


Na pesquisa realizada por nós, foram disponibilizadas 22 opções de animes esportivos de diferentes modalidades. Os três primeiros mais votados, Haikyu!!, Yuri!!On Ice e Free!!, sobre vôlei, patinação no gelo e natação, com exceção do vôlei que já tem um público fiel, são esportes sem uma grande fama no país e os animes acabam sendo uma porta de entrada para eles. Ana Beatriz Bezerra, 18, estudante, teve uma outra visão sobre patinação artística, um esporte bem distante da realidade brasileira, quando assistiu Yuri!!On Ice. "Com Yuri On Ice me interessei muito pela patinação no gelo e em algumas semanas depois de assistir, meus recomendados no YouTube já tinham várias apresentações lindas, e comecei a considerar um dos esportes mais graciosos e que também pode ser bem intenso." conta Ana.


Leo Siqueira, 26, é radialista, jornalista e professor de Educação Física, e para seu trabalho de conclusão do curso de Educação Física na Universidade Federal do Pampa, realizou uma pesquisa sobre a influência dos animes de esportes na cultura corporal de otakus, nome pelo qual fãs de animes e mangás são chamados no ocidente, no Brasil. Leo explica que um dos motivos dos fãs de animes esportivos se interessarem pelo esporte é a identificação com os personagens da obra. “A indústria dos animes cria vários personagens prontos para a "identificação rápida" com os jovens. Seja com histórias de superação ou personalidades marcantes, esses personagens foram feitos para identificação imediata. Isso não muda nos animes esportivos, onde acredito que os jovens querem "se ver" nos personagens e assim criam uma afeição com os esportes praticados por eles. Também tem a parte do primeiro contato com o esporte, por exemplo Yuri on Ice, sobre patinação no gelo, que aparece em 60,5% das respostas de animes mais consumidos. É um esporte fora da realidade dos brasileiros, mas que gerou uma comoção enorme” ,conta.


O fenômeno Haikyu!!


Escrito e ilustrado por Haruichi Furudate, Haikyu!! é um mangá que tem como tema principal o voleibol. Seus capítulos foram publicados semanalmente pela revista Weekly Shōnen Jump entre 2012 e 2020, até novembro de 2020 já haviam sido vendidas 50 milhões de cópias dos volumes com os capítulos compilados. O mangá será lançado no Brasil pela editora JBC e ainda se encontra em pré-venda, mas isso não o impediu de aparecer em segundo lugar na lista de mais vendidos na categoria Mangás, HQs e Graphic Novels da Amazon. A adaptação para anime, que aparece no topo da nossa pesquisa de animes esportivos mais consumidos, foi produzida pelo estúdio Production I.G e estreou em 6 de abril de 2014, atualmente conta com quatro temporadas.


O anime conta a história de Shōyō Hinata, após assistir um jogo do campeonato nacional de voleibol na televisão decide se tornar um jogador. Apesar de não ser tão alto, Hinata inspirado por seu ídolo, conhecido como “Pequeno Gigante”, cria sozinho um time de vôlei e eventualmente disputa seu primeiro torneio. Após ser derrotado pela equipe favorita, liderada por Tobio Kageyama, Hinata promete treinar e evoluir, contudo ao chegar no ensino médio descobre que vai jogar no mesmo time de Kageyama.


Olhando os trending topics do Twitter durante o dia 23 e a madrugada do dia 24, datas em que a seleção masculina brasileira de voleibol estreou nas Olimpíadas de Tóquio, é possível entender a relação entre Haikyu!! e o interesse de jovens no vôlei. O nome do anime estava presente em mais de 113 mil tweets durante o período, e não era difícil encontrar pessoas falando que sentiam saudades do anime ao assistir o jogo. E um fã do anime se encontrava em quadra, o oposto Alan Souza. O atleta relatou em entrevista ao jornal Globo que o anime mostra exatamente como é na vida real, as frustrações, a emoção de ganhar uma partida e os desafios de ser jogador de vôlei.


Um dos principais diferenciais de Haikyu!! em relação aos outros animes esportivos é explicar as regras e nomes de jogadas presentes no esporte. Para ajudar a construir seus personagens, Furudate, que já era fã do esporte e chegou a fazer parte do clube de voleibol durante o colegial, veio até o Brasil para entrevistar os jogadores de vôlei de praia, Bruno Schmidt e Evandro, e as jogadoras Bárbara Seixas e Fernanda Berti. Ana Beatriz conta que as explicações presentes no anime a ajudaram a compreender melhor o esporte. “Aprendi alguns detalhes que eu nunca entendi apenas assistindo uma partida. Por exemplo, porque o líbero sai do nada da quadra ou porque a posição do levantador em tal lugar é mais vantajosa que outra, etc. Eles costumam deixar bem explicado pro telespectador conseguir entender o porquê da preocupação dos personagens ou uma possível derrota.”



Cartaz do 71º Torneio de Voleibol da Escola Secundária do Japão protagonizado pelos personagens

No seu país de origem, a influência de Haikyu!! para a popularização do esporte é ainda maior. No documentário “We Become Strong Thought Mangá", produzido pela emissora japonesa NHK em 2016, é relatado que o número de alunos do ensino médio inscritos em clubes de voleibol teve um grande crescimento após o início da serialização do mangá em 2012. Ainda no documentário, são entrevistados jogadores do torneio de voleibol estudantil, e eles relatam que costumam tentar copiar as jogadas expostas no mangá. Os personagens do anime também protagonizam os cartazes do torneio de Voleibol da Escola Secundária do Japão desde 2012. Os jovens atletas que cresceram com o mangá e a adaptação para anime agora já estão na quadra defendendo a seleção japonesa, como é o caso de Yūji Nishida, Ran Takahashi e Tatsunori Otsuka, que já declaram em entrevistas serem fãs da história.







28 views0 comments

Recent Posts

See All

Podcast: Torcidas Organizadas

Crédito: La Noticia Nesse podcast os entrevistados Robert Ribeiro, Diretor da Torcida Tribo Carijó e Lucas Peçanha, ex-monitor da Torcida...

Comments


bottom of page