top of page
Search
Camila Banhatto e Lívia Cecon

O boom das produções televisivas japonesas: Doramas

Updated: Jul 20, 2021


Por Camila Banhatto e Lívia Cecon




Ultimamente só se tem falado nas Olimpíadas e na grande expectativa que gira em torno do evento esportivo mais esperado a cada quatro anos. Dessa vez, o país sede dos jogos é o Japão, lugar de uma cultura singular que vem crescendo conquistando cada vez mais o Ocidente.


Entre as criações japonesas que já possuem um vasto público do lado de cá do globo, as mais famosas são os mangás (histórias em quadrinhos lidas de trás para frente), os animes (desenhos animados) e os videogames, área na qual o país é pioneiro. Mas as criações japonesas não param por aí. Agora a nova febre são os doramas, também conhecidos como J-dramas, que são produções televisivas dos mais diversos temas e gêneros.


O nome se origina da tradução da palavra “drama” e possui um formato próximo ao que já consumimos de séries e novelas, porém com algumas particularidades. Na maioria das vezes, os doramas não possuem uma continuação, sendo feitos em apenas uma temporada. Os episódios são um pouco mais longos do que estamos acostumados a ver, tendo em média uma hora de duração, e as temporadas tem entre 16 e 20 episódios. A grande maioria dessas produções são de romance, drama e aventura, mas algumas delas abordam crimes, mistério e até terror. Os episódios são semanais e as histórias geralmente são focadas apenas nos personagens principais - diferente das novelas, que costumam acompanhar vários núcleos.


Essa é a nova onda nas plataformas de streaming e que vêm sendo muito consumida aqui no Brasil. A Juliana Costa, estudante de farmácia e grande fã de doramas, nos contou que conheceu esses conteúdos por acaso: “Eu nunca tinha assistido nenhum tipo de programa asiático, mas a Netflix insistiu tanto com o dorama Good Morning Call que um dia eu decidi pegar pra ver. Foi uma experiência diferente dos outros tipos de produção cinematográfica que já tinha visto, e mesmo não tendo sido o melhor que já vi, foi tão engraçado e divertido que nas férias eu cheguei a assistir mais de 30”.


Em países como o Japão e a Coréia, esses programas são considerados uma espécie de ́ ́ novela da Globo ́ ́, podendo alcançar até 20% de audiência. Pousando no amor, Reply 1988 e Sky Castle são alguns exemplos que lideram a lista dos mais assistidos pelo público. Já no Brasil, a popularização se deu através da explosão do K-Pop e dos fansubs, plataformas totalmente gratuitas criadas por fãs para acessar os J-dramas legendados e comentar sobre eles.


Conversamos também com a Dara Vitória e Lívia Cristina de Lopes, administradoras de uma fanpage no Instagram, o @umadosededorama. Ambas são fãs desde 2017 e relatam que esses conteúdos retratam em vários aspectos a cultura oriental. O respeito pelos mais velhos, pelas diferenças e a educação do povo são bastante ressaltados nessas tramas. O dialeto e os costumes também são mostrados e sem estereótipos, como costumamos ver em séries norte-americanas, por exemplo. Elas ainda nos indicaram alguns para matar a curiosidade: ´´ It 's ok not to be okay´´, que aborda temas delicados com um toque de romance e suspense e "Strong Woman Do Bong Soon" ou "What 's Wrong with Secretary Kim", para quem deseja algo mais leve.


Como já foi dito, o aumento do público consumidor desses seriados fez com que alguns serviços de streaming como a Netflix investissem ainda mais nesse ramo. A lista está só aumentando, inclusive com versões originais da plataforma, como Mr. Sunshine - Um raio de sol. Outra ótima opção para quem não abre mão de um bom livro são as obras inspiradas nos doramas. Há quem diga que a leitura é até mais emocionante!


E além de inovadores, esses conteúdos ainda trazem consigo uma mensagem muito forte: A democratização cada vez mais crescente do número de países produtores de conteúdo e a desconstrução de alguns preconceitos raciais, muitas vezes impulsionados pelo consumo de conteúdos pouco diversos, sendo na maioria das vezes de produtos ocidentais. E aí, bateu a curiosidade?




Referências:






Fontes: Juliana Costa

Dara Vitória Ferreira Gonçalves

Lívia Cristina de Lopes Souza


Imagem: Cena do dorama ´´Good Morning Call´´


10 views0 comments

Recent Posts

See All

Podcast: Torcidas Organizadas

Crédito: La Noticia Nesse podcast os entrevistados Robert Ribeiro, Diretor da Torcida Tribo Carijó e Lucas Peçanha, ex-monitor da Torcida...

Comments


bottom of page