O design além ter a função de acompanhar as tendências de moda, criação de novas peças, entre outras atribuições, deve também atentar-se ao lado sustentável dos produtos, além dos novos modelos de comercialização da moda.
A indústria da moda há tempos tem sido criticada pelo seu impacto ambiental, tanto pelas formas de descartes dos produtos, quanto a emissão de carbono, no qual se estima pelo Órgão responsável que se trata de um impacto maior do que os setores de transporte. Em razão disso, torna-se mais importante a participação destes profissionais dentro das indústrias para auxiliar na criação de processos menos nocivos ao meio ambiente, tal como: criação de novas estratégias para diminuir o consumo exagerado no ramo de vestuário.
A profissional da moda Laís Hermisdof destaca que processo de adquirir uma peça pelo consumidor vai além de apenas comprar. “Além do custo-benefício de uma peça, ele leva em consideração outros requisitos de valor sentimental, valor simbólico e o estético do produto”. É nesse momento que o profissional da moda atua, através da introdução do conceito de reutilização de peças que seriam descartadas, isso é uma das formas de promover um consumo cada vez mais consciente, na qual as peças
então ganham novas formas, novos adereços e até mesmo um novo sentido.
O profissional especializado contribui com a formação de opinião através de informações de qualidade sobre o assunto, influenciando mais a população. Neste sentido é de suma importância que desde sua formação acadêmica haja trabalhos e disciplinas que atuam com o conceito sustentável. Segundo Lais, o profissional já sai da faculdade e do meio acadêmico entendendo, e sabendo da importância de levantar este discurso, esta bandeira da moda com conceito sustentável.
De acordo com a profissional são várias as possibilidades de o design contribuir com o consumo consciente. “Uma delas que eu acho muito importante, e que está em alta, é a questão de reutilizar as peças”, no mercado existem diversos espaços como brechós, feiras e até bazares, onde é possível adquirir boas peças e dar um novo significado, "ressignificar" as peças fazendo com que essa moda circule.
A profissional ressalta que o consumo acelerado da população resulta por consequências de milhares de resíduos no nosso planeta, assim destaca a importância desse mercado de moda na reutilização da peça, “e dar um novo significado para aquela peça que às vezes está parada no guarda-roupa e ao invés de jogar fora, é reutilizada e ressignificada”.
Ainda segundo a design a moda é comunicação, e como comunicação, diante de tantos meios existentes para transmitir informação, aprender, ensinar, vale usar a moda, que é uma comunicação não verbal, para discursar sobre o consumo consciente.
Ariel Lucas de Paula Silva
Comments