Especialista acredita que essa é a hora de investir em imóveis
Crédito: Imóvel Magazine
Apesar das dificuldades criadas pela pandemia devido ao novo coronavírus. o mercado imobiliário no Brasil se manteve firme, e aguentou a queda de procura pela compra e locação de imóveis logo no início de 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) o mercado imobiliário voltou a registrar alta simultânea de lançamentos e vendas em 12 meses. Já no primeiro trimestre de 2021 foi possível ver uma tendência positiva do mercado imobiliário que favoreceu, principalmente, a performance do segmento de Médio e Alto Padrão.
Crédito: Prefeitura de Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, o movimento de compra e venda de imóveis foi de contrapartida a um cenário negativo que se esperava do mercado imobiliário: a ascensão do investimento em imóveis, surpreendeu até mesmo os mais experientes do ramo. “ Apesar de todo esse quadro negativo de pandemia, ficamos surpresos ao ver uma crescente nas nossas vendas, o mercado de luxo teve uma alta inesperada de procura”, afirma Janise Pascini, diretora da imobiliária Euro-Imóveis, que atua à mais de 10 anos no mercado, focada em imóveis de alto-padrão. Para a especialista, há quatro motivos que ajudaram essa crescente no mercado:
Queda nas taxas de juros;
Facilitação no financiamento imobiliário;
Seguridade do investimento;
Valorização.
Apesar do aumento de compra e vendas de imóveis, o mercado da locação sofreu um déficit, Janise tem observado muitas negociações durante a pandemia, principalmente quando se trata de venda para investimento: “ Busco sempre orientar o comprador de que nesse momento de instabilidade a compra de imóveis é o único investimento com retorno garantido, pois a cada ano o imóvel terá sua valorização. Não trabalhamos com locação, por já saber que é um mercado instável, e que costuma causar muitos transtornos em ambas partes “, esclarece.
Segundo a profissional, a grande procura de imóveis de alto padrão é reflexo das necessidades desenvolvidas pela COVID-19: a procura por espaço, área de lazer, e maior conforto. “ A relação das pessoas com seus lares sempre mudou e com a chegada da pandemia, não foi diferente. Com o isolamento social foi necessário ficar em casa, se redescobrir e buscar novos programas, principalmente para quem tem filhos pequenos “, coloca a diretora da Euro-Imóveis.
Isso porque, foi preciso adaptar o ambiente residencial em ambiente de trabalho, como o home office, e lazer, já que o isolamento social foi essencial para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Janise aposta que os imóveis de luxo possuem toda a arquitetura necessária para atender momentos como esse. Adaptados com escritório, área de lazer como piscina e espaço gourmet, além de oferecer uma maior segurança e privacidade.
Readaptação é o ponto
O mercado imobiliário, assim como os outros setores da economia, foram afetados pela pandemia. Com a redução drástica de deslocamentos, principalmente nos centros urbanos, o setor tem investido em alternativas para se fortalecer e se reestruturar.
“Já passamos por outras crises antes, e desde que se tenha preparo e cautela é possível driblar os problemas. Compreender a dor do cliente e manter a qualidade do nosso trabalho é a chave para se manter vivo no mercado. É preciso se adaptar”, salienta a diretora da Euro-Imóveis.
Foi justamente por isso que a imobiliária passou a investir mais no marketing e na divulgação da empresa. “Nesse momento, é preciso ser visto e lembrado, vivemos um momento onde tudo é a internet, tudo é digital. Isso vai muito além de estar presente nas redes sociais, a maior parte do nosso trabalho é feita ali”, pontua.
Com a vacinação avançando os gestores começam a se preparar para uma nova fase que está por vir: o pós-pandemia. “No momento o mercado está bem equilibrado e o ambiente de taxa de financiamento continua bastante favorável, por isso vejo que as perspectivas para o futuro são boas, o potencial de compra aumentou. É um bom momento para investir em imóveis”, finaliza Janise.
Comments