top of page
Search
Sthefany Paiva e Tomás Pereira

JUIZ DE FORA COLECIONA ATLETAS DE ALTO NÍVEL EM SUA HISTÓRIA


A cidade abriga atletas do Futebol, do Karatê, Vôlei, Natação e MMA.




No futebol, 2 dos representantes de altíssimo nível são Andrade e Weslley Moraes.

Considerado um dos maiores volantes da história do Flamengo, Jorge Luís Andrade da Silva conquistou 3 Campeonatos brasileiros, 1 Mundial, 1 Libertadores e 4 Campeonatos cariocas. Jogou pelo time amador do Vila Branca no Bairro Monte Castelo e apareceu para o Brasil e para o mundo na década de 80 jogando ao lado de Zico, Júnior, Leandro, Adílio e Nunes. Na seleção brasileira principal fez 13 jogos e marcou 2 gols e conquistou medalha de prata nas Olimpíadas de Seul em 1988.

Além disso conquistou como treinador o Brasileirão de 2009 com o Flamengo, quando o time heroicamente venceu o Grêmio na última rodada com gol de cabeça de Ronaldo Angelim.

Andrade também atuou por times como Roma, Vasco e Athletico Paranaense.


foto:divulgação


Outro atleta de Juiz de Fora é Wesley Moraes, atua pelo Aston Villa da Inglaterra, na liga mais badalada do planeta, a Premier League. Antes de fazer sucesso na Europa foi negado por vários times, como Atlético Mineiro, Atlético de Madrid e Nancy da França. Sabendo de sua passagem pelo velho continente, o Trenčín da Eslováquia o contratou. Bastou uma partida contra o Steaua București, na qual marcou 2 gols pela Champions League para chamar atenção do Club Bruge da Bélgica.

No futebol belga se mostrou para o mundo e foi eleito o melhor jogador jovem do campeonato em 2018, aos 21 anos e ajudou o time a conquistar o título nacional.

Quebrando recorde de transferência, foi contratado pelo Aston Vila por 22 milhões de libras em julho de 2019 e logo foi convocado para a seleção brasileira. Uma grave lesão o tirou dos gramados no início de 2020, o que fez com que ficasse mais de 1 ano afastado se recuperando. Já neste ano o atleta chegou a treinar junto ao elenco do Tupi para recuperar o ritmo.


foto: divulgação


Mudando para o Karatê tradicional, Juiz de Fora também não deixa a desejar. Fernando Macedo é atleta da seleção brasileira pela JKA (Japan Karate Association) e acumula medalhas pela América e pelo mundo.

Fernando foi vice-campeão mundial de kumitê (luta) em 2011 na Tailândia por equipe, e sétimo lugar no kata por esquipe. O karateca também é pentacampeão brasileiro, tendo o último título conquistado em 2019. Campeão Sul-Americano de kata em equipe e quinto lugar no Sul-Americano individual.



No Vôlei, o destaque é Giovane Gavio. Um dos nomes mais importantes do esporte no Brasil, o juizforano foi o melhor do mundo em 1993. Conquistou dois ouros olímpicos, em 1992 e em 2004.

Venceu 4 ligas mundiais e 5 sul-americanos. Atuou em diversos times no Brasil e na Itália. Atualmente comanda a seleção brasileira sub-21.


Foto: FIVB


Na natação, a atleta é Larissa Oliveira, formada no clube Bom Pastor. Na piscina semi-olímpica acumula 8 recordes sul-americanos e na piscina olímpica tem 5 recordes sul-americanos incluindo nado livre e medley misto. A nadadora participou das olimpíadas de 2016, mas não ficou entre as primeiras na competição. Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, realizados em Lima, Peru, Larissa conquistou o notável número de 7 medalhas na competição, entrando na lista dos maiores medalhistas do Brasil na história do Pan. Ela obteve seu primeiro ouro em Pans (4x100 m medley misto), obteve suas primeiras medalhas individuais (bronze nos 100m e 200m livres), e ganhou 2 pratas nos 4x100m livres e 4x100 m livre misto, e 2 bronzes no 4x200m livre e 4x100m medley.


(Foto: Wander Roberto/COB)


Felipe Silva é o representante de Juiz de Fora no MMA. Especialista em Muay Thai e Kickboxing, o juizforano de 36 anos ingressou no universo do MMA em 2013, mas antes conquistou 2 vezes o Campeonato brasileiro de Muay thay e 3 vezes o Campeonato de Kickboxing.

Em 2016 chegou no UFC, a elite da competição nas artes marciais, na divisão peso pena tendo 1 vitória e 1 derrota. No MMA são 9 vitórias e 5 derrotas.

Esses são alguns talentos da cidade, que apresenta grande potencial em diferentes esportes e modalidades.



(Foto Vica Bueno)

4 views0 comments

Recent Posts

See All

Podcast: Torcidas Organizadas

Crédito: La Noticia Nesse podcast os entrevistados Robert Ribeiro, Diretor da Torcida Tribo Carijó e Lucas Peçanha, ex-monitor da Torcida...

Comentarios


bottom of page