Postos e hospitais da cidade iniciam o processo de imunização em profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência.
10 de fevereiro de 2021
Teve fim no último Sábado, 6, a fase inicial de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora. A primeira leva das vacinas adquiridas pelo município foi direcionada a profissionais da saúde em linha de frente no combate ao coronavírus. Com a chegada de novas doses, a vacinação foi estendida aos profissionais que atuam nos hospitais e serviços de urgência e emergência.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para vacinação incluem "trabalhadores da área da saúde, incluindo profissionais de apoio, cuidadores de idosos, entre outros”. Seguindo essa recomendação, em nota, a Secretaria da Saúde informou que em Juiz de Fora foram vacinadas 14.992 pessoas, mas no site da Prefeitura os números estão sendo atualizados. Destas, 13.329 trabalhadores da saúde, 842 idosos em instituições de longa permanência (ILPI) e 821 trabalhadores que atuam nessas áreas.
Gráfico com porcentagem de pessoas vacinadas na primeira fase contra a Covid-19.
Uma dose de esperança
A fonoaudióloga, Cristiane da Costa Rosa, foi uma das profissionais vacinadas nesta primeira leva. Atuante na linha de frente, ela operava na reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19. Medo e satisfação faziam parte de sua rotina antes do processo de imunização.
“Mesmo com a utilização dos EPI (Equipamento de Proteção Individual) o medo era constante por estar sempre transitando de uma casa à outra, a fim de atender pacientes acamados em estado grave. Tinha medo, tanto de transmitir, como de contrair a doença. Porém, apesar disso, existia a satisfação em poder ajudar na reabilitação dos pacientes”, explica a profissional.
A vacinação ocorreu no posto de saúde onde trabalha e, de acordo com Cristiane, ao ser vacinada a sensação foi de fé, esperança e gratidão por dias melhores, “mesmo sabendo que ainda temos muitos obstáculos a serem enfrentados”, reitera. Após testemunhar diversos colegas de profissão sendo entubados devido a Covid, ela afirma ter fé no procedimento de imunização da sociedade.
“É algo muito esperado por todos os brasileiros. As vacinas vieram para auxiliar na imunização da linha de frente, como também dos grupos de risco em primeira instância. Com isso seguimos o caminho para reduzir a ocupação dos leitos de hospitais”.
A fonoaudióloga Cristiane da Costa Rosa recebendo a primeira dose da vacina.
Foto: Cristiane da Costa Rosa
A luz no fim do túnel
O técnico de enfermagem no Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS), Paulo Roberto Silva Júnior, conta a pressão em trabalhar na linha de frente desde o início da pandemia.
“A sensação de trabalhar no início da pandemia era de extremo pavor, logo no início tivemos contato com muitos infectados e não esperávamos tantos pacientes de uma só vez. Era muito cansativo,tínhamos que dobrar plantões para dar conta do grande número,o medo da morte era muito grande.Não havia previsão de uma vacina,foi muito tenso,fora o medo de levar a doença para os nossos lares”.
Com o processo de imunização iniciado, Paulo afirma estar aliviado e assim poder trabalhar com mais esperança, ao mesmo tempo que protege as pessoas que ama.
“Após o início do processo de vacinação, nós estamos mais aliviados, com um sentimento de dever cumprido, vendo uma luz no fim do túnel para os profissionais de saúde e para a população.”
Próxima etapa será em idosos com mais de 90 anos
Nesta terça-feira, 9, a Prefeitura de Juiz de Fora deu início ao cadastramento de idosos com mais de 90 anos, por meio de formulário online, para a vacinação contra o coronavírus. O grupo de risco começa a imunização na próxima etapa do município, mas ainda sem data confirmada.
A PJF, em manifestação nas redes sociais, anunciou a chegada de cerca de 300 mil novas doses da CoronaVac na quinta-feira, 11, segundo o Secretário de Saúde. E com sua ampliação, as vacinas provavelmente começarão a ser aplicadas nos idosos acima de 90 anos neste fim de semana.
Para saber mais sobre as etapas de vacinação e número de vacinados, consulte o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e a Prefeitura de Juiz de Fora, cujo site fornece um vacinômetro com dados que são atualizados frequentemente.
Comments