top of page
Search
Mariana Guiciard e Pâmela Nocelli

Equipe Microraptor vence Campeonato Nacional e leva o nome da UFJF para o Mundial




No ano de 2020, a Equipe Microraptor conquistou o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Aerodesign, garantindo sua participação e levando o nome da UFJF para o campeonato mundial, que vai ocorrer dos dias 4 a 6 de junho. Agora, em 2021, o grupo completa dez anos de existência e de expressivas progressões.


Sobre o projeto que ganhou o título nacional, Ana Luíza Arantes, integrante da equipe, explica que era exigido que o avião coubesse desmontado dentro de uma caixa de 36 litros, o que limitava seu tamanho. Além disso, era importante que ele carregasse o máximo de carga possível, tornando necessário aumentar o tamanho da asa. “Temos dois requisitos conflitantes. O desafio é tentar equilibrar os dois. Também há uma missão que deve ser cumprida, que é a de fazer a extração da carga da aeronave durante o voo através da força de um paraquedas”, explica.


Já a missão para a competição internacional consiste no desenvolvimento de um avião capaz de carregar caixas de madeira em seu interior e decolar de uma mesa suspensa com 2 metros de pista. Para isso, a aeronave deve ser o mais leve possível. A equipe, porém, mantém em segredo as informações sobre o projeto, que ainda está em desenvolvimento. “É imprescindível chegar na competição com um projeto inédito. Informações vazadas antes da hora podem dar vantagem para os adversários”.


Ana Luíza conta que o regulamento da competição nacional guia o trabalho da equipe durante todo o ano. “Quando sai o regulamento do ano, geralmente em fevereiro, nós começamos a pôr a cabeça pra funcionar, nos organizamos em relação a prazos, analisamos equação de pontuação, tentamos prever estatisticamente a evolução das equipes concorrentes e definimos os objetivos do projeto”.


Ela explica que, para melhor organização do trabalho, o grupo foi dividido em dois. Parte trabalha para a próxima competição nacional, enquanto outra parte dedica-se à internacional. “Apesar de o internacional ser um marco enorme, a competição nacional é o que movimenta o time”. A equipe ressalta que só o fato de participar do Mundial já é uma conquista enorme, atribuindo o mérito disso aos membros, que levam o trabalho muito a sério.


Link para a vaquinha da equipe:


10 views0 comments

Recent Posts

See All

Podcast: Torcidas Organizadas

Crédito: La Noticia Nesse podcast os entrevistados Robert Ribeiro, Diretor da Torcida Tribo Carijó e Lucas Peçanha, ex-monitor da Torcida...

Comments


bottom of page