top of page
Search
Writer's pictureAna Monteiro

Educação à distância, os desafios da graduação

A escolha por cursos online, tem feito a educação a distância (EAD) crescer cada vez mais


É evidente que o ensino a distância no país tem crescido a cada dia. A modalidade EAD tem ganhado cada vez mais espaço no mundo acadêmico, e com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a necessidade repentina de viver em isolamento social, muitas pessoas tiveram a vida completamente transformada.


Crédito: Freepik


Muitos profissionais passaram a atuar na modalidade home office, e as instituições de ensino que ainda não tinham investido na promoção da educação a distância se viram obrigadas a se adaptar. “O ensino a distância já estava em ascensão, o que mudou foi a rapidez desse processo de inserção devido à pandemia da COVID.” afirma a professora professora de Sociologia da faculdade de Geografia da Faculdade Santa Marcelina (FASM) em Muriaé, Maria de Lourdes, 56. Para a professora, que acompanhou de perto as mudanças no ensino presencial para o remoto, muitos profissionais da educação tiveram que aprender a lidar com diversas ferramentas do mundo digital para continuar suas atividades e diminuir os impactos negativos da pandemia sobre a sua vida e seu trabalho.


Apesar de uma perspectiva negativa e forçada sobre a implementação do ensino à distância, há quem optou pela modalidade muito antes da ocorrência da pandemia devido ao novo coronavírus, é o caso do estudante de serviço social, Lucas Peçanha: “A escolha pelo EAD foi justamente pela praticidade que ela oferece, pela flexibilidade dos horários para acompanhar as aulas. Para pessoas como eu, que trabalham o dia inteiro, é muito mais vantajoso até mesmo pelo valor mais acessível dos cursos”, cursando atualmente o quinto período, ele completa: “Eu percebo que em algumas questões o ensino à distância possui seus pontos negativos. Essa mesma facilidade no acompanhamento das aulas, faz com que muitas vezes você perca o prazo das entregas de provas e trabalhos, e por não ser encontros síncronos, não é possível tirar dúvidas durante as aulas, o que dificulta o aprendizado.”


Além da necessidade de adaptação às novas tecnologias e ferramentas, a professora Maria de Lourdes também salienta a importância da capacitação do corpo docente para o ensino à distância: “Foi preciso desenvolver muitas habilidades além das utilizadas de forma presencial em sala de aula. Através do auxílio da instituição, nós professores, aprendemos a nos posicionar e falar em frente às câmeras, acessar plataformas de vídeo chamada, atividades virtuais, por exemplo, coisas que não faziam parte da nossa rotina”.


Crédito: Nova Escola


Por essa questão, um dos principais desafios do ensino à distância é a acessibilidade. “Claro que, para quem quer o EAD é preciso ter um computador com acesso à internet. No meu caso, a maior parte dos trabalhos e provas faço direto pelo celular, mas para assistir e acompanhar as aulas, o computador é indispensável. Conheço pessoas que não deram continuidade nos estudos, justamente pela falta de equipamentos. Infelizmente”, pontua o estudante Lucas.


A democratização do ensino superior é uma busca constante, a possibilidade do ensino à distância permite à muitas pessoas o acesso a um ensino de qualidade e flexível, ainda que haja uma crescente demanda, é possível ver uma certa resistência na contratação de profissionais formados nessa modalidade. “Já nesse período começaram os estágios, participei de apenas 1 processo seletivo e pude perceber que o recrutador não ficou muito feliz quando eu disse que estava me formando à distância. Com certeza é um pensamento de muitos, mas acredito que depois das mudanças que a pandemia trouxe, essa opinião vai mudar”, afirma Lucas.


Para a professora Maria de Lourdes o principal é: antes de decidir ingressar em um curso EAD, é necessário saber se a instituição e o curso são reconhecidos pelo MEC, o Ministério da Educação. “Antes de mais nada o aluno deve pesquisar bem sobre o curso e a faculdade onde deseja estudar. Principalmente nesse momento de vulnerabilidade de informações em que o país se encontra. As boas faculdades prezam sempre pelo conhecimento e o bom desenvolvimento do aluno, por isso, quem deseja cursar EAD precisa ser organizado e responsável, aprender a lidar com a rotina de trabalho e estudos, sem deixar o curso de lado.”


3 views0 comments

Recent Posts

See All

Podcast: Torcidas Organizadas

Crédito: La Noticia Nesse podcast os entrevistados Robert Ribeiro, Diretor da Torcida Tribo Carijó e Lucas Peçanha, ex-monitor da Torcida...

コメント


bottom of page