Dando continuidade à série de matérias sobre os calouros de Moda da UFJF que ingressaram na universidade durante o Ensino Remoto Emergencial, o tema abordado essa semana foi a motivação.
Para saber melhor o que os alunos estavam achando do ERE foi realizada uma pesquisa voluntária através da plataforma Google Formulários; o formulário ficou disponível do dia 27 ao dia 29 de julho para ser preenchido e totalizou 08 alunos participantes.
A primeira pergunta era como estava a motivação dos discentes para iniciar a vida acadêmica pelo ERE, os resultados são apresentados no gráfico a seguir:
Em seguida, os alunos que responderam “Muito motivado” ou “Motivado” foram questionados sobre o que gerava essa motivação. As respostas, em sua maioria, giraram em torno de cursar a graduação que desejavam mesmo à distância e conhecer os professores e disciplinas.
Os alunos que responderam “Pouco motivado” ou “Desmotivado” na pergunta inicial, deviam comentar sobre o que gerava essa desmotivação. Vale lembrar que nenhum aluno marcou a opção “Desmotivado”, como apresentado no gráfico acima. As respostas dos calouros para essa questão giraram em torno da distração, por não ter um local de estudo determinado, e da distância entre os professores e colegas de classe.
Dando sequência, foi perguntado aos alunos como estava o seu aprendizado durante o ERE. Para isso foi utilizado uma escala linear, onde: 0 (zero) representa “Absorver nada dos conteúdos” e 10 (dez) representa “Absorver a totalidade dos conteúdos”. Os resultados são apresentados no gráfico a seguir:
A pergunta para finalizar o formulário foi se a motivação desses alunos seria maior se estivessem frequentando o campus universitário. Os resultados são mostrados no gráfico abaixo:
Comments